Conheça as vantagens de segmentar seu mercado

Você sabe o que nicho ou segmento de mercado pode trazer de benefício para sua empresa? Nicho de mercado são segmentos ou públicos cujas necessidades são particulares, ou específicas. A estratégia de aproveitamento de nichos está diretamente relacionada à identificação das necessidades dessas pessoas e como a sua empresa poderá explorar, de maneira estratégica, essas informações ou necessidades e transformar em um diferencial competitivo.

Quando você consegue identificar quem é o seu cliente, seu público-alvo, fica mais fácil segmentar esse público para atendê-lo de maneira diferenciada, afinal de contas, cada pessoa tem uma necessidade especifica, até mesmo para o mesmo produto ou serviço.

Para ficar mais claro, vamos a um exemplo: imagine que sua empresa é especializada em marketing digital. Você poderia simplesmente anunciar que você realiza serviço de marketing e que atende a todos os tipos de empresa. Se você utilizar essa estratégia, seu público será extremamente grande e você não vai conseguir compreender a real necessidade do seu cliente. Porém se você definir qual tipo de público necessita do seu trabalho e transformar esse público em perfis definidos, você terá muito mais chance de chegar nesse cliente.

Seus nichos poderiam ficar assim:

  • Marketing digital para empresas de contabilidade.
  • Marketing digital para clínicas médicas.
  • Marketing digital para engenheiros.

Assim você conseguirá definir uma estratégia mais eficaz para cada tipo de cliente.

E quais os benefícios dessa estratégia para minha empresa?

A vantagem mais importante é que conhecendo melhor seu cliente, você poderá oferecer o que realmente ele necessita. Essa deve ser a principal função das empresas, atenderem às necessidades dos seus clientes, através dos seus produtos e serviços. Quanto mais você estuda sobre o seu cliente, mais informações você terá para as ações estratégicas. Até mesmo a sua estratégia de marketing será impactada pelo conhecimento do seu cliente. E é claro, você terá maior retorno e competitividade.

Quais são os principais passos que você devo seguir para definir meus principais segmentos?

1º Passo – Conheça de fato o que a sua empresa tem a oferecer: quanto mais você conhece seus serviços e produtos e quais o benefícios você poderá oferecer ao seu cliente, mais fácil fica definir quem ele é. 

2º Passo – Descubra o que o seu cliente precisa: sempre falo isso. Nós não vendemos o produto ou o serviço, nós vendemos os benefícios do nosso trabalho. Então, entender as necessidades do seu cliente, irá ajudar a adaptar seus produtos ou serviços a essas necessidades.

3º Passo – Tenha foco: quando falamos de nicho de mercado, temos que falar em manter o foco. Se ficarmos mudando toda hora o nosso grupo de clientes, nossa segmentação, isso poderá impactar nas suas vendas, pois você perde a qualidade na captação de novos clientes.

4 º Passo – Defina sua persona: detalhe cada tipo de público que você tem ou pretende ter. Aqui você vai definir um personagem que você irá investir na divulgação do seu produto, ele será seu cliente ideal. Alguns exemplos do que você pode desenhar:

  • Idade do seu cliente.
  • Estado/ bairro que ele mora.
  • As necessidades dele.
  • Seu conteúdo é relevante para ele?
  • O que ele precisa da sua empresa?
  • Quais dos seus produtos ou serviços atendem as expectativas do seu cliente.

Essas são algumas perguntas que podem desenhar sua persona, mas você pode detalhar ainda mais esse questionário. Explore ao máximo, para você ter bastante informação para trabalhar.

E qual o próximo passo?
Depois de definir seus nichos de mercado e a persona para cada um, você irá iniciar suas ações de marketing para levar o seu produto ou serviço para o cliente certo. E é claro, acompanhar os resultados de cada ação correspondente. Caso algum deles não dê o retorno esperado, você deve reavaliar suas definições e estratégias para, novamente, reinvestir em novas ações de marketing.

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