Qual o papel do contador no processo gerencial da sua empresa?

Você reconhece a importância do departamento contábil para o desenvolvimento da sua empresa?

Você realmente sabe os benefícios de ter a contabilidade como fonte de informações estratégicas?

De fato, muitas empresas são obrigadas, pela legislação, a terem uma contabilidade, ou seja, ter um contador. Algumas delas acham que esse profissional não proporciona nenhum benefício para seu negócio e que, pagar os seus honorários, é um “mal necessário”.

Eu sei, você pode estar pensando exatamente isso nesse momento, mas eu quero te contar um pouco da minha experiência com grandes empresas nacionais e multinacionais e como elas enxergam a importância da área contábil para suas empresas.

Durante a nossa história de, mais de 23 anos no mercado contábil e empresarial, observamos diversos casos de empresas que chegavam até o nosso escritório sem nenhum conhecimento do que realmente é a contabilidade e quais são os seus benefícios práticos. Iniciei minha carreira em um pequeno escritório de contabilidade, como Assistente Contábil. Após alguns anos eu resolvi ampliar meus conhecimentos e fui trabalhar com Auditora em umas das quatro maiores empresas deste segmento, no mundo.

Foram longos anos de muita dedicação e experiência. Durante esse período trabalhei com diversos tipos de empresas, com segmentos totalmente diferente, e faturamentos incrivelmente grandes. E sabe quais as áreas que essas empresas mais cuidavam e investiam? Vendas, financeiro e contabilidade. Isso mesmo! CONTABILIDADE.

Para as grandes empresas, esse setor é um dos mais importantes, pois ele gera informações precisas para a tomada de decisão estratégica dos gestores e também vai informa, como está a empresa, para os investidores. Isso pode gerar uma redução ou aumento no valor de suas ações disponíveis, ou seja, pode aumentar ou diminuir o valor destas empresas no mercado.

Você imagina a responsabilidade desse profissional? O quanto o que ele fala, ou os relatórios que ele apresenta, são importantes? Nessas empresas ter uma boa equipe contábil representa confiabilidade para o investidor. Ele sabe que os números apresentados estão corretos e não irá gerar perdas pra ele.

E esse mesmo resultado que, a contabilidade de uma grande empresa pode gerar, a contabilidade de uma micro e pequena empresa também pode, basta adaptá-la à necessidade de cada tipo de negócio.

Não deixe de lado a ajuda desse profissional, não ignore as normas contábeis que precisam ser seguidas, converse com o seu contador e tenha ele como seu parceiro de negócios. Juntos, com toda certeza, a sua empresa estará bem assessorada e respaldada.

Muitos empreendedores pagam por esse serviço, mas não analisam o resultado desse trabalho, não identificam, dentro dos relatórios contábeis (balanço, demonstrativo de resultados e fluxo de caixa), quais informações podem ajudar na hora de gerenciar melhor o seu negócio.

Uma coisa muito importante, não pense que, só porque a sua empresa está começando agora, que essas informações não são importantes, ou porque sua empresa ainda é pequena você não precisa investir nisso. É nesse momento, no início de tudo, que nós devemos investir em bases sólidas e confiáveis para a melhor gestão e melhores resultados das nossas empresa, para isso, deixo algumas dicas muito importantes:

1º Ponto – Tenha um contador de confiança: esse profissional é tão completo que ele pode te ajudar de várias maneiras: na gestão financeira da sua empresa, na redução de custos, na revisão dos números, nas tomadas de decisões estratégicas, com boas análises para novos negócios ou investidores, entre muitas outras. O contador hoje tem que estar atento a muitas informações e por isso, esse profissional poderá ajudar você e a sua empresa a crescer de forma saudável e com segurança.

2º Ponto – Mantenha sua contabilidade em dia: ter relatórios contábeis mensais irá te ajudar a ver como realmente está a sua empresa, como está a variação das suas receitas e custos e como otimizar essas informações para gerar um lucro maior para o seu negócio. Mas para isso é muito, mas muito importante, enviar as documentações em dia para o seu contador. Se você tiver um controle adequado de todas as notas fiscais que entram na empresa, de todas as suas compras e despesas, será mais fácil enviar esta documentação para o seu contador em tempo hábil, ou seja, dentro de um prazo que você possa analisar essas informações e gerar uma ação estratégica correspondente. Ter uma contabilidade que gere resultados também depende de você.

3º Ponto: Tenha uma conta bancária em nome da empresa: esse ponto é super importante, pois assim você conseguirá transitar com o dinheiro da empresa apenas em uma conta. Nessa conta só entrará ou saíra os valores correspondentes às operações do seu negócio, não podendo transitar pagamentos e recebimentos das pessoas físicas (sócios). Os extratos bancários devem ser enviados para o seu contador, assim que o mês encerrar, juntamente com todas as outras documentações. E é muito importante, muito mesmo, guardar todos os documentos referente às saídas da conta bancária. Ou seja, se você comprar e pagar no cartão de débito da empresa deve guardar a nota fiscal ou o cupom fiscal correspondente àquela compra.

4º Ponto – Utilize os relatórios contábeis como fonte de informações estratégicas: não adianta você fazer todos os passos acima se você não utiliza essas informações para gerar benefícios para sua empresa. Cada relatório contábil poderá te ajudar de uma forma diferente a gerar análises para o desenvolvimento do seu negócio. Para tirar o melhor dessas informações, converse com o seu contador e, junto com ele, avalie como cada informação pode ajudar no seu empreendimento.
Com todas as informações acima em dia e em ação, você terá os seguintes benefícios:

  • Saber o resultado operacional da empresa (Lucro ou Prejuízo).
  • Confecção do Orçamento Mensal/Anual e do Fluxo de Caixa.
  • Mais acesso a crédito nas instituições financeiras.
  • Histórico financeiro ao longo do tempo.
  • Geração de indicadores do negócio.
  • Orienta as estratégias do processo decisório.
  • Oportuniza alternativas de redução de custos e despesas.
  • Contribui com a previsão dos controles financeiros.

Agora que você já consegue identificar os benefícios de ter uma consultoria contábil para ajudar você nas ações estratégicas? Então não perca tempo e agende uma reunião com o seu contador para alinhar as necessidades e as melhores estratégias de gestão para sua empresa.

 
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Receba os destaques por e-mail


    Registrada no CRC sob o número RJ-002337/O-5
    Responsável técnico: RJ119875/O

    Registrada no CRC sob o número RJ-002337/O-5
    Responsável técnico: RJ119875/O

    Contreal Contabilidade. Todos os Direitos Reservados

    Copyright @ 2020 I Criado por Oficina Criativas

    Rolar para cima
    Ir para o Whatsapp
    Podemos ajudar?
    Olá. Seja bem vindo a Contreal
    Como podemos te ajudar?