Você sabe qual é o primeiro passo para abrir uma empresa?
Antes de fazer qualquer outra coisa, quando você decide abrir uma empresa, o primeiro passo é elaborar um plano de negócios. Isso mesmo! Este documento é o que vai te falar se sua ideia de negócio é ou não viável e te apontar os itens que precisam ser repensados ou necessitam de melhoria.
Ou seja, o primeiro passo para abrir uma empresa, é ter uma ideia que realmente possa se tornar um negócio na prática, só então partir para a parte burocrática.
E não é nenhum bicho de sete cabeças, não se preocupe! Muito pelo contrário, é um passo muito importante e crucial para o sucesso do seu negócio. A boa notícia, estamos aqui para te ajudar e descomplicar tudo pra você, continue a leitura do artigo!
Por que fazer um plano de negócio antes de abrir uma empresa?
O plano de negócios é justamente o documento que vai te falar, não só se sua empresa é viável, mas também quais são seus produtos e/ou serviços, como e onde eles serão comercializados, se haverá sócios e outras questões que serão importantes e solicitadas na hora de, efetivamente abrir sua empresa.
Além do mais, nós da Contreal, nos preocupamos não só com a parte burocrática, mas também com a parte estrutural do seu negócio. Ou seja, não queremos só abrir sua empresa junto aos órgãos competentes, queremos também que ela seja competitiva no mercado, que cresça e que cumpra seu papel social.
Portanto, nossa análise começa com a escolha do produto ou serviço que você irá fornecer ao seu cliente.
Essa definição será primordial para um negócio bem-sucedido e talvez é a dúvida mais comum quando se pensa em abrir uma empresa. Nesse ponto temos, geralmente, três tipos de empreendedores:
Se você está na primeira alternativa, pode pular este tópico e passar direto para o número dois. Mas se está entre as duas últimas posições, continue a leitura daqui, que nós vamos te ajudar.
Uma pesquisa bem detalhada sobre as possibilidades de mercado vai abrir um leque de opções e quando escolher com o que atuar, pense em como diferenciar este produto e/ou serviço para que ele possa atender melhor as pessoas e ainda assim ser competitivo no mercado.
Conhecer o seu produto irá te tornar especialista no que você está ofertando. Isso fará toda diferença na venda desse serviço e ou produto. Quando somos especialistas temos confiança no que fazemos e a qualidade será seu diferencial. E o seu cliente, com toda certeza, irá notar a diferença na qualidade do serviço prestado. Se você já possui esse conhecimento, parabéns, esse tópico foi tranquilo para você.
Agora, se você ainda não possui um pleno conhecimento de seu produto ou serviço, é preciso aprofundá-lo antes de abrir efetivamente seu negócio. Às vezes as pessoas abrem uma empresa por impulso ou sonho, porém não estão preparadas para disponibilizar esse serviço ou produto para o mercado. O mercado hoje é ainda mais exigente e por isso, antes de tudo você deve estar preparado para ganhar espaço com produtos e ou serviços de qualidade e que você realmente aposte todas as suas forças nesse projeto.
Verifique cada detalhe e avalie o motivo de escolher esse serviço ou produto para montar o seu negócio. Seguem algumas dicas:
Há quanto tempo eu trabalho com esse tipo de serviço ou produto? Já estou preparado para oferecê-lo ao mercado?
Eu realmente confio no produto ou serviço que estou oferecendo ao meu cliente?
Como posso melhorar? O ideal será realizar um treinamento para me capacitar e executar melhor esse serviço?
Essas perguntas irão te ajudar a pensar em qual será o próximo passo. Assim seu negócio terá mais chances de sobrevivência e de prosperar lá fora.
Com a definição da sua lista de produtos e ou serviços., o próximo passo é conhecer bem o público que você vai atender. Essa definição será importante para guiar sua divulgação, plano de marketing e até mesmo a localização da sua empresa.
Se uma empresa não conhece seus clientes, como poderá desenvolver melhores produtos e aperfeiçoar seus serviços? Entender as características daqueles que irão buscar o que a sua empresa oferece, será fundamental para alinhar o desenvolvimento de produtos com a expectativa e a satisfação dos clientes e consumidores.
Para ter sucesso nesse ponto você deve pesquisar o máximo possível para entender os locais e pessoas que se encaixam nas características das soluções que vai oferecer. Uma maneira de fazer isso é o benchmarking, onde você observa a avalia seus concorrentes, incorporando o que é válido, aperfeiçoando e criando seus próprios métodos.
O lançamento de um negócio sem um prévio entendimento de quem será o seu público principal faz com que o empreendedor assuma riscos que podem afetar seu negócio de forma bastante negativa.
Agora que você já é um especialista no seu produto e conhece cada detalhe dele e também já conhece seu público-alvo. Temos que saber qual é a resposta do mercado para esse produto e ou serviço. Para isso, o ideal é montar uma relação detalhada de todos os produtos e serviços que você pretende vender e realizar uma pesquisa de mercado para verificar se há demanda.
Como no passo 2 você já definiu seu público alvo, será mais fácil direcionar a pesquisa que você irá realizar. Normalmente, os instrumentos de pesquisa mais comuns são os roteiros de entrevista e os questionários e formulários de avaliação.
Faça uma lista das informações relevantes para a sua pesquisa de mercado, por exemplo:
Após o resultado da sua pesquisa você terá informações suficientes para definir os produtos e serviços que você realmente poderá investir, pois você já possui uma aceitação prévia de seus clientes.
Com o resultado de todos os pontos acima você já conseguiu definir se o produto e ou serviço que você pretende vender possui um público e demanda de mercado. Assim temos um ponto de partida para continuar nosso plano de negócio e verificar a viabilidade de abrir um novo negócio, assunto que abordaremos nos próximos artigos. Fique com a gente!
Registrada no CRC sob o número RJ-002337/O-5
Responsável técnico: RJ119875/O
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