Como fazer um planejamento estratégico para a área médica

Muitas pessoas acham que planejamento estratégico é um “bicho de sete cabeças” e acabam perdendo uma grande ferramenta que possibilita, a empresa, a ter melhores resultados.

A verdade é que, o planejamento estratégico, é uma forma de analisar a realidade atual da sua empresa e pensar em como você quer que ela esteja no futuro, seja em um prazo curto ou longo. O principal objetivo de realizar esse planejamento é o de potencializar oportunidades e corrigir deficiências.

Nesse artigo vamos falar, especificamente, de planejamento estratégico para a área médica. Isso mesmo, consultórios em geral, pois essa estratégia pode se adaptar à realidade aos mais diferentes serviços, mesmo se atua como profissional autônomo. 

Para você entender melhor como funciona cada etapa desse processo, nós montamos um organograma bem simples do passo a passo para fazer seu planejamento.

Primeira pergunta: Quem somos? O que queremos?

Esse é o ponto de partida para iniciarmos uma análise estratégica para o seu consultório. Como falamos no começo deste artigo, planejamento é analisar a real situação do seu consultório e elaborar ações para chegar ao seu objetivo. Mas antes de olhar para a situação do seu consultório temos que entender quais são os seus objetivos, seus pilares. Para isso precisamos definir a missão, visão e valores do seu consultório.

De forma simplificada, a missão é a razão do seu consultório ou clínica existir, a visão é onde ela pretende chegar e os valores são as convicções que você defende.

Segunda pergunta: Onde estamos?

Agora chegou o momento de olhar para a real situação do seu consultório, observar como ele está neste momento. Para isso, iremos utilizar a análise SWOT como nossa ferramenta estratégica. Iremos detalhar cada etapa da SWOT para que você tenha o máximo de informações para elaborar um planejamento eficaz e eficiente:

  • Strengths (Forças): São vantagens que sua empresa possui em relação aos seus concorrentes, como por exemplo:
  •  
  • Qualidade do serviço oferecido;
  • Bom Atendimento prestado ao cliente; 
  • Solidez financeira.

Weaknesses (Fraquezas): São  as desvantagens que sua empresa possui em relação aos seus concorrentes:

  • Não possui site e não está nas redes sociais;
  • Alto custo para manter o consultório;
  • Instalações desadequadas;
  • Marca fraca.

Opportunities (Oportunidades): Aspectos externos positivos que podem potenciar a vantagem competitiva da empresa:

  • Mudanças nos gostos dos clientes;
  • Falência de empresa concorrente.

 Threats (Ameaças): Aspectos externos negativos que podem pôr em risco a vantagem competitiva da empresa:

  • Novos competidores;
  • Perda de trabalhadores fundamentais.

Terceira pergunta: Qual será o caminho?

Estabeleça quais serão seus objetivos estratégicos, indicadores e metas para o futuro. Para te ajudar, montamos os 6 passos para definir metas que você realmente irá cumprir.

1º PassoEscrever suas metas: Isso mesmo, colocar em um caderno, planilha de Excel ou sistema. No que você achar mais adequado para sua realidade. E por que escrever as notas metas? Simplesmente porque quando escrevemos estamos colocando para fora aquilo que está na sua mente. Fica mais tangível e realizável.  Além de escrever, você deve olhar essa lista todos os dias para não esquecer que você tem metas para cumprir a cada novo dia.

2º Passo – Estabelecer metas que te desafiem: quem não gosta de um desafio? Ainda mais nós empreendedores. Nós amamos desafios. E quando uma meta te desafia você fica estimulado a se esforçar para atingir o objetivo.

3º Passo:Ter prazos: esse ponto é fundamental, suas metas devem ser descritas com um prazo de início e término. Exemplos de prazo: curtíssimo prazo (30 dias), curto prazo (3 meses), médio prazo (6 meses) e longo prazo (12 meses ou mais). Se as suas metas não forem atingidas dentro desses prazos, você deve avaliar o que está acontecendo e se for o caso, redefinir suas metas.

4º PassoReceber recompensas: essa é a melhor parte. Receber recompensa por sua dedicação. MARAVILHA!!! Isso mesmo, temos que ser recompensados por nossa dedicação e empenho. Quando você começa a se beneficiar por fazer um excelente trabalho, você fica mais animado para continuar a cumprir metas. E o que pode ser uma recompensa? Um jantar em um restaurante legal, uma viagem de final de semana ou uma roupa nova… Ai é você quem vai definir.

5º Passo:Estabelecer uma prioridade: o que é prioridade para você? Nós como empreendedores principalmente os que são microempresa, somos responsáveis por todos os departamentos da nossa empresa. Nós somos a parte de vendas, comercial, marketing, finanças e estratégica. Se não definirmos nossas prioridades para cada dia, acabamos não fazendo nada do que nos propomos a fazer. Estabeleça suas prioridades com base no seu dia a dia, de acordo com a sua realidade.

6º PassoMetas realizáveis: não adianta você estabelecer metas que você já sabe que não vai conseguir cumprir, então defina algo que realmente esteja dentro das suas possibilidades e depois, você vai inserindo maiores desafios, quando se sentir realmente preparado.

Quarta pergunta: Como faremos?

Após estabelecer os objetivos, indicadores e metas, é necessário pensar como você fará para atingi-los (é por isso que no tópico anterior sugerimos mantê-los dentro de possibilidades reais). Defina estratégias, recursos e as ferramentas que você poderá usar, de forma eficiente, para conduzir seu consultório no caminho que você deseja seguir. Não se esqueça também de estabelecer prazos coerentes, que devem ser seguidos rigorosamente.

Iniciando as ações estratégicas:

Agora você já tem tudo planejado para o futuro do seu consultório, ótimo! O importante nesse momento é implementar todas as suas ideias e decisões, é a hora de agir!

Está dando certo?

Você definiu seus objetivos e metas. Tudo está bem mapeado e você está se sentindo maravilhoso com isso, certo? Parece até um grande empresário com várias estratégias!?! Mas você está acompanhando a evolução das suas metas? Ou seja, você está acompanhando se cada meta está sendo realizada conforme o seu planejamento? E se não estão, você está definindo outras metas ou parâmetros para realizar seus objetivos? Essa é uma das principais partes do processo de estratégia: sempre reavaliar como está o andamento de seus objetivos e se preciso, adequá-lo.

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