Prestador de Serviço: é preciso se reinventar para crescer

O nosso modo de consumir mudou! Todos nós percebemos que nossa maneira de pensar na hora de consumir é outra, e a tendência, é mudar ainda mais. Você e sua empresa estão preparados para todas essas mudanças?

Quanto maior é o nosso acesso à internet, maior é a nossa capacidade de analisar informações, cotar preços, comparar fornecedores. Hoje, na internet, nós temos tudo. E muitas empresas não querem se adaptar a esse novo cenário, não querem se desenvolver, se reinventar e transformar a maneira de ofertar seus produtos e serviços. Isso significa perder uma boa margem de público. 

Em nosso escritório, nós observamos que, os mais prejudicados nesse ponto, são os prestadores de serviço. Isso mesmo, a quantidade de empresas que realizam o mesmo tipo de serviço é muito grande e a concorrência pode sufocar. Imagina esse cenário com negócios que não querem investir em desenvolvimento e tecnologia? A empresa não tem site, não tem página nas redes sociais, ou seja, essa empresa não existe no mercado online. 

Se a forma de consumir mudou é imprescindível mudar também. As pessoas irão buscar prestadores de serviço pela internet, se você não está lá, você vai perder vendas.

Imagina esse exemplo: você precisa de um dentista. Você vai à internet busca os consultórios e profissionais mais próximos da sua residência. Em uma pequena busca você vai encontrar muitos contatos, aí você vai analisar as referência que cada um tem (reclamações, redes sociais, site e etc), afinal de contas, você não vai realizar o seu tratamento com qualquer profissional, certo? Você quer o melhor serviço. E depois de uns 15 minutos você tem uma lista reduzida dos melhores e irá entrar em contato para ter maiores informações.

Até aí tudo bem, certo? Não! Se o seu consultório não está na internet, não está em nenhuma rede social e não tem site, você com toda certeza, não estaria nessa lista.

Você pode aplicar isso para vários tipos de serviço, por exemplo:

  • Consultório Médico.
  • Fisioterapeuta.
  • Arquiteto.
  • Design de interiores.
  • Costureira;
  • Maquiagem e cabelo, e outros.

A parte de marketing on-line é primordial para a sua empresa, mas não é a única coisa que pode prejudicar suas vendas. Como falamos no início do post, o consumidor busca profissionais capacitados, buscam referências e credibilidade. Então um segundo ponto muito importante e que os prestadores de serviço devem se atentar para não perder clientes é na qualidade do serviço prestado.

Hoje, muito se fala em “experiência para o cliente”. Isso mesmo, o seu cliente quer viver uma experiência e não somente pagar pelo seu serviço. Mas e o que é isso?? Viver uma experiência é adquirir um serviço que lhe trará um retorno recompensador. Você pode pagar até mais por esse serviço, porém ele te fará feliz. vai resolver seu problema e te surpreenderá.

Como eu gosto de exemplos, segue mais um: imagina que você vai reformar e transformar a sua casa para as comemorações do final do ano, isso é muito comum. Aí você chama um profissional para redecorar a casa, um design de interiores. Você passa todo o seu sonho para esse profissional colocar em prática, fala da cor da parede, das cortinas, do sofá. Ali você está falando de “um sonho para sua casa”, só que esse profissional não se atenta para os seus gostos de cores, de tecido e acaba te oferecendo um projeto que não era o seu sonho de casa. E ele ainda atrasou a entrega do projeto e as festas de final de ano estão chegando e você fica desesperado. Imagina essa experiência?? Você sente o desespero da pessoa com esse profissional? Ela queria uma “experiência para realizar o seu sonho de casa” e acabou comprando uma dor de cabeça.

Se o seu serviço não atende uma real necessidade do seu cliente, já é um grande problema. Quando falamos de serviço, nós falamos em comprar algo que não podemos ver, nós acreditamos na palavra do profissional que estamos contratando.

Você quer ganhar dinheiro com o seu trabalho? Então faça com qualidade e dedicação pensando se o seu cliente ficará satisfeito com isso. Todos nós queremos viver uma boa experiência quando compramos algo.

Conquiste seu cliente e ele vai te indicar para várias outras pessoas. Dedique tempo para pensar no que realmente você quer para sua empresa.

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