O que é ser um empreendedor?

O empreendedorismo está em voga! Nunca se ouviu falar tanto sobre o assunto, mas será que, todos os lugares estão mesmo se referindo a ele da maneira correta? Afinal, o que é ser um empreendedor? É só ter um negócio próprio? 

No dicionário, temos a seguinte definição:  “o empreendedor é o indivíduo que possui capacidade para idealizar projetos, negócios ou atividades; pessoa que empreende, que decide fazer algo difícil ou trabalhoso.”

Com base nessa definição, podemos definir que um empreendedor é aquele que cria algo novo, ou que transforma algo que já existe. É aquela pessoa que não para no primeiro não, que busca sempre novidade, que está sempre atento ao novo. Que não tem medo de trabalhar muito para realizar seus sonhos. A motivação de um empreendedor nem sempre é financeira, ele na verdade, quer se sentir realizado.

E aí vem a dúvida, será que eu a pessoa nasce empreendedora ou ela pode desenvolver essa habilidade? 

Esse é um ponto muito importante e motivo de muitas discussões. Nem sempre a pessoa pode nascer com uma visão para o empreendedorismo, mas ao longo da sua vida, em contato com outras pessoas, com os problemas e situações do dia a dia, podemos sim desenvolver o nosso lado empreendedor. Foi assim comigo. Eu achava que não tinha o menor talento para construir o meu próprio negócio, desenvolver um serviço que oferecesse um diferencial para os meus clientes, que eu não saberia gerir minha própria empresa. Porém, um dia, uma janela se abriu na minha frente e me mostrou uma grande oportunidade, um grande desafio. E hoje, eu não sou somente uma empresária contábil, eu sou uma empreendedora. Eu sonho todos os dias, eu crio estratégias, eu penso em oferecer um diferencial e principalmente, eu não paro no primeiro problema. E claro, eu estudo muito sobre o assunto, eu sempre estou buscando aprimorar o meu lado empreendedor e sair da zona de conforto.

Então, se você acha que empreender não é para você, que ter a sua própria empresa é uma furada, fique atento às oportunidades. Você pode até não ter esse estímulo de empreender em você, mas você pode construir uma visão empreendedora. Busque esse conhecimento e vá se arriscando aos poucos. Não pare só porque você acha que não é capaz, ao invés disso, torne-se capaz de realizar os seus próprios sonhos.

Muitas coisas podem levar você a abrir seu próprio negócio. Você pode fazer isso por sonho, por não se identificar trabalhando para outras pessoas Você também pode ter observado uma grande oportunidade ou ainda, em uma momento de crise, essa foi a sua única estratégia. Mas como se transformar em um empreendedor de sucesso?

É perfeitamente possível desenvolver as competências e habilidades necessárias para ser um empreendedor de sucesso. Às vezes nós não mudamos a nossa mente quando decidimos empreender. Isso mesmo, quem tem o seu próprio negócio precisa saber que, algumas atitudes, devem mudar e que, agora, nós somos os responsáveis por gerar a receita para nossa empresa. E algumas atitudes marcantes são características de um empreendedor de sucesso, a começar pela forma em que você vê o mundo ao seu redor.

Pense fora da caixa: aqui você irá identificar oportunidades em todas as situações do seu dia a dia. Você sabia que as grandes invenções, os grandes sistemas foram criados a partir do problema, da necessidade? Por isso, pensar fora da caixa é tão importante. Você deve ter a sua mente aberta para tudo, porque qualquer coisa pode se tornar uma oportunidade única. Quem sabe você não irá descobrir algo que mudará a vida das pessoas?

Crie expectativas para suas ações: isso mesmo, eu já falei algumas vezes sobre esse assunto. Eu amo criar expectativa, elas transformam o meu dia e o meu trabalho. Algumas pessoas têm medo de criar grandes expectativas e se frustrarem, mas imagina viver a nossa vida com medo das frustrações? Como seria o seu dia sem acreditar que tudo vai dar certo e que o dia vai ser incrível? Eu sou das que sonham, acreditam e realizam. Se nesse dia não der certo, vou identificar o problema, solucioná-lo e fazer wm um outro dia com uma expectativa maior ainda. Não deixe essas barreiras te pararem, desenvolva seu negócio acreditando nele, afinal de contas, somos empreendedores, faz parte da nossa essência.

Elabore um bom planejamento: planejar faz parte de tudo na nossa vida. E não poderia ficar de fora de algo tão importante que é empreender. Se você aplicar a ferramenta de planejamento em todas as etapas da criação do seu produto, serviço e empresa, as situações estarão mais claras para você, e realmente, saberá como está cada etapa do processo, o que precisa ou não. E principalmente, como gerenciar toda essa engrenagem de ter o próprio negócio. Dentro desse tema você pode realizar um planejamento financeiro, planejamento estratégico, planejamento de marketing, planejamento de gestão de pessoal, de vendas e outros. Todas as áreas da sua empresa podem e devem ser gerenciadas com um bom planejamento.

Nunca pare no primeiro “não”: esse tema é complicado, porque ele mexe com o nosso emocional. Muitas pessoas estão cansadas das portas fechadas, dos vários “nãos” recebidos diariamente. Entretanto, muitas empresas começaram assim. Muitas tiveram que remar sozinhas, sem dinheiro, apenas com uma ideia e hoje são reconhecidas em todo mundo. Você deve conhecer algumas, não é mesmo? Por isso é tão importante continuar avançando. Se você acredita em você e no seu produto ou serviço, não desista nas portas fechadas e continue caminhando, buscando aprimorar sua proposta e nunca perca sua disposição em sempre fazer o melhor. O “não” faz parte, mas lembre-se que o sim também.

Sempre busque aprimorar seus conhecimentos: conhecimento é a base para iniciarmos nossa vida empreendedora. Você deve ter pleno conhecimento do seu produto ou serviço, certo? Deve saber todas as suas qualidades e benefícios e como oferecer tudo isso para o seu cliente, não é mesmo? Mas e se nós falarmos sobre a sua empresa, você conhece cada detalhe dela? Você investe em treinamentos para empreendedores ou de gestão? Se sua resposta for não, será preciso repensar. Você deve ter muito claro na sua mente que agora você é um empreendedor e deve aprimorar esse seu lado, buscar estar em contato com outros empreendedores, participar de cursos e palestras sobre o assunto. Com toda certeza, quando você começar a realizar esse processo de treinar a sua mente empreendedora, você vai sentir a diferença na gestão do seu negócio.

Acompanhe os resultados de suas ações: uma coisa que muitos empresários e empreendedores não se atentam é para essas duas palavras mágicas: “acompanhar resultados”. Não adianta ter uma empresa se você não sabe como ela está. Não adianta realizar ações de marketing se você não analisa o retorno. Não adianta lançar seu produto se você não sabe como as pessoas o estão recebendo. Analisar resultados deve ser o pilar da sua empresa, deve ser o ponto de partida e de retorno. Faça essa análise para todos os setores do seu negócio, para todos os produtos e para todas as ações de marketing. Esse processo irá ajudar você a conhecer ainda mais o seu empreendimento e a buscar novos e melhores resultados. 

E Agora? Agora você já aprendeu que pode desenvolver uma mente empreendedora, que os resultados do seu negócio dependem da sua dedicação e de como você identifica e resolve seus problemas. E principalmente, agora, você sabe que o “não” faz parte do processo, mas que o “sim” também, então não pare na primeira porta fechada e busque todos os dias uma forma diferente de realizar os seus sonhos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Receba os destaques por e-mail


    Registrada no CRC sob o número RJ-002337/O-5
    Responsável técnico: RJ119875/O

    Registrada no CRC sob o número RJ-002337/O-5
    Responsável técnico: RJ119875/O

    Contreal Contabilidade. Todos os Direitos Reservados

    Copyright @ 2020 I Criado por Oficina Criativas

    Ir para o Whatsapp
    Podemos ajudar?
    Olá. Seja bem vindo a Contreal
    Como podemos te ajudar?
    Sair da versão mobile